sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fé nas mandalas...Hinduísmo...


Templo Hinduísta em Mysore, Índia













O hinduísmo é uma tradição religiosa, que se originou no subcontinente indiano. Chamado de sanãtana Dharma(सनातन धर्म) por seus praticantes, uma frase que siguinifica"a eterna".


Em outros sentidos o hinduísmo é uma crença na "alma central". No sentido mais específico engloba religião, filosofia, teologia e cultura; indicado como uma das religiões mais antigas ela é denominada pela idade do ferro na Índia. Formada por diferentes tradições e composta por diversos tipos de sub-tradições e denominações quando somadas, fazem do hinduísmo a terceira maior religião depois do cristianismo e do Islamismo com aproximadamente um bilhão de fiéis, cerca de 905 milhões vivem na Índia e no Nepal. Por volta entre 3 000 a.c na Índia seus povos cultuavam o pai do universo, uma espécie de fé monoteísta,(culto ao Deus único) depois em 2 500 a.c apareceu uma civilização dravídica no vale do rio Indo, que coresponde hoje ao Paquistão e parte de Índia. Os drávidos eram adeptos a uma filosofia de louvor a natureza baseada nos princípios de não a violência. E em 1 500 a.c essa região foi invadida pelos Arianos, reduzindo os antigos drávidas a condições de "pârias"uma espécie de sub-classe social que até hoje é uma das condições de castas mais baixa da pirâmide social indiana. Os" castas"é a condição social de cada família.
Existem dois tipos de hinduísmo: O Védico e o hinduísmo Bramânico
Sua primeira fase é o Védico, que tem cultos aos deuses tribais; Dyaus é o Deus do céu o supremo doador da chuva e da fertilidade e que gerou todos os outros deuses; o Sol(Surya) a Lua(Chandra) e a Aurora(Heos). As divindades menores são as árvores, rios, pedras e fogo. A partir da influência ariana o símbolo de Dyaus passou a se chamar Indra jovem divindade de rege a guerra a fertilidade e o firmamento, ela representa os aspectos benevolentes, daí foram aparecendo outro deuses como o Deus Shiva o destruidor além do Deus Asura que representa as forças maléficas.
Na segunda fase: Chega o fim dos vedas ocorrendo o aparecimento do Deus Brahma que simboliza a " Alma Universal" ele representa a força criadora assim; aparece mais dois deuses Vishnu, o preservador e Shiva o destruidor. Com as figuras dos Brâmanes os rituais ganham uma série de componentes mágicos e elaboram ideias mais complexas como a reencarnação e a transmigração de almas.
Já na terceira fase: Ente o séc. 12, a Índia é invadida pelos muçulmanos e grande parte da população é forçada a conversão e o termo indu passou a ser visto como qualquer pessoa nascida na Índia. No séc. 13 tornou-se a ser um sinônimo de " Nativo não convertido ao Islamismo". A influência muçulmana mudou vários conceitos ritualísticos hindu por que eles absorviam novos elementos e tendiam a agréga-los ao sistema de suas crenças. Então no séc. 18 o cristianismo invade a Índia com os franceses e com essa invasão o cristianismo se insere no universo indiano predominante de seus novos colonizadores. Com tal força a própria organização social da Índia começa a perder o sentido por que existe um clamor ético por igualdade e solidariedade. O tempo começou a passar e com isso a modernidade caracterizou um guru do ocidente como mestre político mais venerado na Índia Mahatma Gandhi(1869 +1948) que pregava a importância do homem exercer perfeito controle sobre sí mesmo.
As escrituras sagradas.
VEDAS: Que foi seu primeiro livro, que oscila no monoteísmo(culto a um só Deus) e o Monoteísmo (culto a vários deuses).
UPANISHADS: São escrituras místicas que representa diálogos entre mestres e discípulos cujo seu insinamento fundamental é: O mundo em que vivemos é feito de Maya(ilusões) embora possamos ter a impressão de que o mundo é real, a única verdade é Brahma, a divindade suprema.
Fundamentos importantes.
No Hinduísmo, as pessoas possuem um espírito(atman), a trajetória desse espírito depende de nossa ação, pois a toda ação corresponde a uma reação. Lei do carma.
Enquanto não atingimos a libertação final chama-se Moksha passamos por morte e reincarnações. Esse ciclo é denominado de Roda de Samsara da qual só saímos se atingir a iluminação.
Os rituais se compõem de dois elementos principais: Darshan (meditação) contemplação a divindade e o Puja(oferenda).
A alimentação vegetariana e um dos pontos da filosofia Hindu por que são livres da impureza(morte/Sangue) e como todo alimento antes é oferecido aos deuses não podem ser oferecidos sujo.
As preces são os cânticos no idioma sânscrito, língua morta que deu origem ao indu e outros dialetos. Essas preces recebem o nome de (Mantras) em geral são rezados 108 vezes e para sua contegem ultilaza-se um japa-mala(colar de contas) uma espécie de rosário confeccionado em sândalo ou com sementes de rudraksha(árvore considerada auspiciosa pelos indianos).
Por fim; o mantra mais importante é o OM (sílaba sagrada) que representa o próprio nome Deus. OM é a semente de todos os mantras, foi dele que derivou todas as matérias podendo traçar um paralelo com o Génesis da Bíblia" E o som se fez carne"













Ele nunca será esqueçido... Conquista gerações... Meu filhO vai ouvir o eterno Robert Nesta Marley "Bob Marley"

Bob Marley jogando futebol na sua vinda ao Brasil em 1980, Com Chico Buarque, os dois agachados... hehehehe...Pena que 2 dias depois que nasci, Bob faleçeu. 11 de maio de 1981.










Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, nasceu em 6 de Fevereiro de 1945, foi cantor, compositor jamaicano e guitarrista. Famoso por popularizar o ritmo (Reggae) seu trabalho lhe dava pra falar de amor e os problemas sociais dos pobres e oprimidos. Foi seguido pelos poderes políticos por divulgar sua religião através de suas músicas. Teve 12 filhos, 4 com Rita Marley dos quatros, 2 foram adotados os renomados Ziggy Marley e Sthephen Marley que continuam o estilo de música de seu pai. Além de Damien Marley que também seguiu carreira musical. Em 1977 Bob, descobre que tinha um tipo de cançer de pele chamado melanoma maligno. E os médicos falaram que a única maneira de Bob ainda sair bem dessa seria a amputação de seu dedo antes que a doença se espalhasse por todo seu corpo. Bob não poderia aceitar tal fato pois, sua religião não permitia que nenhuma parte do corpo e de seus seguidores fossem amputadas ( nem as tranças).Bob Marley estava em uma turnê em 1980 nos EUA, quando o cançer se espalhou para o cérebro, pulmão e estômago. + Bob Marley faleceu no dia 11 de Maio de 1981 +
Ele foi enterrado com uma bola de futebol,(gostava de bater uma bolinha nos dois sentidos hehehe...) um pote de maconha, um sino e uma bíblia.
O reggae foi é sempre será sinonimo de Bob Marley... pra sempre!
















O prazer de dançarrrr...Dançe!

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele. A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas. O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que as mesmas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.
O Japão preservou o caráter religioso das danças, onde as mesmas são feitas até hoje, nas cerimônias dos tempos primitivos.
Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), onde dançava-se em festas e bacanais. Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.
No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, onde cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.
Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.
O maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram. Hoje em dia as danças voltaram-se muito para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo. Nos países do oriente médio a dança do ventre é muito difundida e no Brasil, o funk e o samba. Além desses, o Strip-tease tem tido grande repercussão, principalmente se unido à dança inglesa, pole dance, mais conhecida como a dança do cano.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola